Última Atualização: 30/05/2013

As 10 melhores praias do litoral leste


A equipe do Praia Ceará elaborou uma lista com as 10 melhores praias do litoral leste. O objetivo é ajudar os turistas e até os próprios cearenses a conhecer os encantos do litoral cearense. Se você concorda ou discorda, mande seu comentário sobre suas expectativas ou experiências nessas praias. Não deixe de nos enviar a sua opinião.

A ordem das praias é de acordo com a proximidade com Fortaleza.

A praia do Porto das Dunas é bem próxima a Fortaleza, possui uma estrutura muito boa de barracas e é onde está localizado o Beach Park, considerado um dos principais complexos turísticos da América Latina. Cearenses e turistas frequentam muito “a praia do Beach Park”, como é conhecida, que fica na entrada do acesso ao parque. As comidas são deliciosas, mas o preço é mais “salgado”.  Há outras barracas na região, entre elas a barraca do Tadeu que também tem uma ótima estrutura e com opções mais baratas no cardápio.

A entrada do Iguape nesta lista não foi fácil. Alguns membros da equipe do Praia Ceará acham que ela é bem comum. No entanto, como a primeira vez do Antino foi lá e ele fez questão que ela estivesse aqui. A equipe se rendeu. Ah, deixando claro, a primeira vez no surf! A praia fica a 44 km de Fortaleza e o acesso pela CE-040 seguindo pela CE-453 está excelente. O Iguape conta com uma boa infraestrutura de barracas com um cardápio variado. E, claro, as ondas são excelentes para os surfistas novatos e mais experientes. No fim do dia, você ainda pode dar uma passada no Centro das Rendeiras e levar uma lembrança.

Águas Belas é um nome super justo para a praia. A marca do lugar é o cenário paradisíaco formado no encontro do rio Mal Cozinhado com o mar. Um bonito contraste das cores da vegetação, da água e da areia. É uma boa opção para quem quer aproveitar uma praia tranquila e bem próxima de Fortaleza. Localizada no município de Cascavel, litoral leste do Ceará, ela fica a 60 km da capital cearense.

A praia do Morro Branco fica no município de Beberibe, a 79 km da capital cearense. A partir de Fortaleza, segue pela CE-040. A praia fica a 5 km do centro da cidade.  Os visitantes podem fazer passeios de buggy, de jangada e percorrer o labirinto do Morro Branco, uma bela formação composta por dunas e falésias, onde se podem ver as areias naturais coloridas. A paisagem é impressionante. O acompanhamento de guias é opcional.

A Praia das Fontes fica a 93 km de Fortaleza no município de Beberibe. O mar normalmente é calmo e nas épocas de vento (entre julho e dezembro) recebe praticantes do kitesurf. Outra atração do local são as falésias e, claro, as fontes que brotam delas. Além da praia propriamente dita, você pode contratar bugueiros e visitar a Lagoa do Uruaú. O passeio passa por fontes mais afastadas e pela Gruta da Mãe D’água. Em média, ele custa R$ 150 por carro, que cabem até quatro pessoas.

Pontal de Maceió é uma boa pedida para quem quer tranquilidade e uma vista maravilhosa. É uma espécie de paraíso mesmo, um lugar lindo! A praia fica na cidade de Fortim, a cerca de 130 km de Fortaleza. É interessante visitá-la quando estiver nas praias de Aracati, pois Fortim é aproximadamente a 15 km do município.

Uma das praias mais conhecidas do Ceará. Famosa pela beleza natural e vida noturna agitada, Canoa Quebrada é localizada no município de Aracati, a cerca de 150 km de Fortaleza. As falésias são atrativos naturais com uma cor avermelhada que trazem uma beleza especial ao lugar. Um dos pontos mais conhecidos é a rua Broadway, onde fica a agitação do lugar: restaurantes, lanchonetes, supermercados, lojas e ainda algumas baladas.

A praia de Ponta Grossa é um encanto. Linda, calma, um pouco escondida, sem muita infraestrutura, mas tem o necessário para quem deseja aproveitar um ou dois dias no lugar. Ela fica no município de Icapuí, a 200 km de Fortaleza. A distância de Ponta Grossa para a sede do município é de cerca de 20 km. O acesso à praia é tranquilo pela pista. As falésias dão charme ao local, o que lembra vagamente Canoa Quebrada. Jangadas enfeitam o mar e a terra.

Outro exemplo de praia linda em Icapuí é Redonda, que fica a uns 15 km ao norte da sede municipal. Passear por lá é esquecer dos problemas. O mar forma piscinas naturais de águas calmas e parte da praia é embelezada por falésias multicoloridas, no formato que dá nome ao lugar. A vila de pescadores sobrevive do turismo e pesca da lagosta, destaque da cozinha dos restaurantes locais. Infelizmente a praia vem sofrendo com o avanço do mar, mas é um lugar inesquecível e deve constar na sua lista pessoal de paraísos praianos.

Quitérias tem como grande mérito ser desconhecida, o que dá ao pequeno vilarejo de pescadores todo um fetiche de local ainda inexplorado. Fica também em Icapuí e a poucos quilômetros da agitada Tibau-RN. Mas mesmo assim permanece praticamente intacta. Uma marca da praia  é a intensa movimentação da maré. Durante a manhã, geralmente, é necessário caminhar até 300 metros desde as primeiras casas da beira da praia até se chegar ao mar. Poucas horas depois, a água chega a ameaçar invadir as casas. Um fator interessante desse fenômeno é que você pode caminhar e nadar bem longe no mar que dificilmente a água chegará à sua cintura. Como as ondas são mínimas, a sensação é a de nadar em uma piscina de água salgada.

Segue o mapa do litoral leste.

Confira ainda o sistema que calcula a distância entre as principais praias do Ceará.

 

Déborah Vanessa

Jornalista. Na praia, gosta de sombra e água fresca, mas não resiste a um passeio de barco e a um bom banho de mar.