Última Atualização: 28/05/2013

Passeio de escuna: Fortaleza vista do mar


Já fiz vários passeios de barco pelo Brasil e pelo mundo, mas não é que passei 25 anos para realizar o tradicional trajeto de escuna pela orla de Fortaleza, cidade que nasci e vivo até hoje! Pois é, como diz aquela expressão: se arrependimento matasse!

A oportunidade de fazer o passeio veio, em dezembro de 2011, quando estava servindo de guia para primos que moram em São Paulo e vieram passar as férias no Ceará. Então pensei: dessa vez não perco a oportunidade! E assim aconteceu, juntei o útil ao agradável ou a fome com a vontade de comer.


A saída da embarcação é da Avenida Beira Mar, 4293 – Mucuripe – em frente ao Golden Fortaleza Flat. A primeira orientação é para todo mundo colocar o colete salva-vidas. Divididos em grupos, entramos em uma jangadinha para passar para o barco maior que vai nos levar durante todo o passeio.

Já na escuna, mais avisos. Para quem quiser comprar, a tripulação oferece alimentação e bebidas, coisas simples mesmo: cerveja, refrigerante, água, salgadinhos. O percurso anunciado é sair do cais pesqueiro, contornar o cais do porto, passar pela Praia Mansa e parar alguns minutos na marina do Hotel Marina Park. Recados dados. Hora da aventura!

Para animar a galera, o sistema de som do barco começa a tocar músicas regionais e um CD com piadas contadas por humoristas locais.


Ao passar pelo Porto do Mucuripe conseguimos chegar bem perto de navios de carga e transatlânticos, que impressionam pela magnitude. Depois, podemos contemplar a beleza da Praia Mansa, com seu parque eólico, mas acesso não permitido a visitantes.

Navio Mara Hope

No caminho passamos bem perto do navio petroleiro Mara Hope, encalhado na capital cearense desde 1985. Ele que já compõe o visual da orla de Fortaleza e serve também de passeio alternativo para os mais aventureiros (mas isso é assunto para outro post!).

Na foto: Mercado Central e Catedral Metropolitana

No barco que nos leva dá pra reconhecer alguns símbolos da cidade, como as pontes Metálica e dos Ingleses, a Catedral Metropolitana, o Mercado Central, entre outros destaques. Uma oportunidade para ver Fortaleza do mar.

A parte mais legal é a parada próximo ao Hotel Marina Park. São cerca de 20 minutos para aproveitar o banho de mar sem ondas. Uns mais prevenidos descem do barco com coletes salva-vidas e outros optam em pular só com a roupa de banho.

Intervalo para banho de mar

O passeio é realmente uma experiência bacana, como eu queria já ter feito várias vezes antes dos meus 25 anos, como disse antes: se arrependimento matasse!

Serviço:
Associação dos Veleiros de Fortaleza
Avenida Beira Mar, 4293 – Mucuripe
Contato – Rebeca: (85) 3263.1085/ (85) 8821.3417

Os horários são de 10h às 12h e de 16h às 18h. (Obs: Durante a baixa estação às vezes não acontece o passeio de 10h, é necessário checar antes). O passeio de 16h é bacana para assistir ao pôr do sol dentro da escuna.

O preço do passeio em maio de 2013 é de 40 reais por pessoa. Crianças de 0 a 4 anos não pagam e de 5 a 10 anos pagam R$ 20.

Déborah Vanessa

Jornalista. Na praia, gosta de sombra e água fresca, mas não resiste a um passeio de barco e a um bom banho de mar.