Última Atualização: 16/05/2013

Quitérias: praia inexplorada em pleno Ceará


Em mais uma edição da coluna “Essa é Minha Praia”, o Praia Ceará traz hoje a dica do jornalista Ciro Câmara, meu noivo lindo, sobre a Praia de Quitérias, em Icapuí. É um paraíso do Ceará que é pouco conhecido pelos turistas e até pelos próprios cearenses. Ciro ama esporte, ou melhor, futebol, mas não dispensa uma boa praia. Quitérias é uma das praias preferidas de Ciro e ele conta pra vocês as curiosidades do lugar. Vai que é tua, Ciro Câmara!

Quitérias é um espaço em que todo mundo se conhece, se trata pelo nome e sabe um bocado da vida do outro. Tem como grande mérito ser desconhecida, o que dá ao pequeno vilarejo de pescadores todo um fetiche de local ainda inexplorado. Fica na cidade de Icapuí e a poucos quilômetros da agitada Tibau-RN. Mas mesmo assim permanece praticamente intacta. Ótimo!

A praia fica após a sede do município, já no sentido do Rio Grande do Norte. Basta seguir na rodovia cerca de cinco quilômetros até o distrito de Ibicuitaba. Avistando a igrejinha do local, na própria via, basta dobrar à esquerda e continuar por dois quilômetros até apraia. E quando digo praia, é praia mesmo!

Nunca vou esquecer a ligação de uma amiga, aparentemente perdida no intuito de encontrar a casa na qual sempre fico no local. “Olha, é que o asfalto acabou e eu vou precisar entrar na areia com o carro. Tem certeza de que o caminho é esse mesmo?”.  Tenho certeza absoluta, meus caros!

Quitérias possui apenas duas ruas. A que fica de frente parao mar e a de trás. E só. Não chega a contar com 300 moradores. E isso é o que me fascina no local. Ter a tranqüilidade bem interiorana presente e saber que, se necessário, posso pegar o carro e chegar a Icapuí em cinco minutos para fazer compras ou alguma eventualidade. Lembrando que os táxis cobram cinco reais pelo trajeto também!

Como Quitérias possui poucas casas e opções de estadia, sugiro que o visitante se hospede em Icapuí ou em uma praia com mais estrutura para o lazer (Redonda ou Peroba) e faça os deslocamentos durante o dia. Pode ainda tentar alugar uma casinha em Quitérias mesmo, combinando com os moradores do local.

Uma marca da praia – que caracteriza toda esta faixa litorânea,na verdade -, é a intensa movimentação da maré. Durante a manhã, geralmente, é necessário caminhar até 300 metros desde as primeiras casas da beira da praia até se chegar ao mar. Poucas horas depois, a água chega a ameaçar invadir os lares.

Um fator interessante desse fenômeno é que você pode caminhar e nadar bem longe no mar que dificilmente a água chegará à sua cintura. Como as ondas são mínimas, a sensação é a de nadar em uma piscina de água salgada.

Recomendo ainda o passeio de jangada pelo litoral. Os pescadores da região possuem barcos de todos os tamanhos e podem te levar para conhecer o mar e até pescar por preços extremamente razoáveis – pegue uma embarcação com colete salva-vidas, hein! Aproveite para acompanhar, à distância, o trabalho dos voluntários do projeto Peixe-Boi, que mantém um espaço de observação da vida marinha de Quitérias em pleno alto mar.

E por falar em mar e pesca, não deixe de comer um peixe frito ou cozido fresquinho, pescado na hora. Os preços também são bem em conta, principalmente porque você adquire direto do pescador, sem atravessadores.

Mas faça tudo o sugerido acima de forma bem calma, sem aperreio, como dizemos aqui no Ceará. É para que, mesmo “sufocada” pela famosas Redonda, Peroba, Tibau e Canoa Quebrada, a pequena Quitérias consiga respirar, baixinho, para ninguém perceber que, ali, quietinha, repousa a praia mais inexplorada do Litoral Leste cearense.

Déborah Vanessa

Jornalista. Na praia, gosta de sombra e água fresca, mas não resiste a um passeio de barco e a um bom banho de mar.